Homens promovem participação feminina na construção da paz e prevenção de conflitos em Moçambique

Por: Cremildo Churane

A fraca participação feminina na prevenção de conflitos e consolidação da paz é notória em Moçambique. A título de exemplo, nenhuma mulher aparece com papel de relevo nas negociações entre o governo e a Renamo para a cessação das hostilidades militares e nem para o fim da crise pós eleitoral em Moçambique. A presente legislatura é marcada pela redução de 2% de mulheres no parlamento que passou dos 40% da anterior legislatura para 38 % na actual.

A parceria entre a Rede HOPEM e o Departamento de Estado Norte-Americano para a implementação do projecto “Homens promovendo a participação das mulheres no processo da construção da paz e de prevenção de conflitos em Moçambique” na província de Inhambane vem de alguma forma contribuir para reduzir este défice de presença feminina nos órgãos de tomada de decisão no país.

O projecto conjunto pretende assegurar o compromisso dos representantes do sexo masculino nas Assembleias Municipais, Conselhos Distritais, Tribunais Comunitários e outros fóruns visando promover e incentivar a participação das mulheres nos processos de tomada de decisões assim como reforçar as suas competências nestes processos e também garantir que as necessidades específicas das mulheres estejam na agenda de debate destes órgãos.

Este projecto com a duração de dois anos tem como objectivo alcançar 26.370 beneficiários do sexo masculino e feminino entre os 12 e os 65 anos de idade dos distritos de Massinga, Maxixe, Zavala e Vilankulos em Inhambane. O seu maior enfoque é a população jovem, visto ter-se identificado que há maiores probabilidades de se alcançar maior sucesso com os jovens.

Para além de enfatizar a população jovem, há o facto de estes distritos estarem localizados em Inhambane, província da região sul de Moçambique, onde o modelo patriarcal é predominante e, por via disso, ser difícil às mulheres terem acesso aos espaços de tomada de decisão, assim como de os homens, as apoiarem no acesso à esses espaços de tomada de decisão.

 

Breves

Acompanha uma breve reportagem em video da Deutsche Welle sobre as actividades do programa "Homens na Cozinha" no youtube da Rede Hopem.

pesquisas

Concorda que as artes contribuem para a igualdade de género?
 

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje30
mod_vvisit_counterOntem85
mod_vvisit_counterEsta semana30
mod_vvisit_counterNa semana passada1753
mod_vvisit_counterEste mês5133
mod_vvisit_counterMês passado3004
mod_vvisit_counterTotal de visitas353236

We have: 30 guests online
Your IP: 54.211.182.82
 , 
Today: Feb 26, 2017