Exposição de produtos Homens na Cozinha

Por: Filipe Tumbo

A cozinha é tradicionalmente considerada um espaço de pertença das mulheres. Os homens quando realizam as tarefas domésticas são desencorajados devido aos preconceitos de género que segregam as tarefas em função do sexo.

A Rede HOPEM, com vista a combater estes preconceitos e divulgar a abordagem do envolvimento masculino na justiça de género em geral e através da participação dos homens em actividades domésticas em particular, tem vindo a desenvolver exposições de gastronomia na Feira de Artesanato e Gastronomia de Maputo (FEIMA) no âmbito do programa Homens na Cozinha.

Foi dentro deste contexto que no último fim-de-semana de Março (dia 26) foi realizada uma exposição Homens na Cozinha que consistiu na confeição de sumo de abacaxi com hortelã, sumo de couve com laranja e maracujá e, sumo de mapfilwa pelos ex-participantes do programa Homens na Cozinha no FEIMA e em actividades de sensibilização.

A exposição consistiu também, na exibição de produtos do programa como aventais, camisetas, pickles e piripiri de Xiroxane no stand da HOPEM. Enquanto a sensibilização aos utentes do sexo masculino destes espaços para a sua participação em actividades domésticas foi feita através de dinâmicas atrativas como pequenos concursos de mensagens educativas dirigidas a homens que incentivam a participação masculina em actividades domesticas.

No decurso deste concurso surgiu uma história interessante da senhora Paula que ligou ao marido que estava em casa para responder as perguntas do concurso através do telefone para que este ganhasse “o direito” de participar na componente de cursos regulares do Homens na Cozinha.

A exposição Homens na Cozinha é realizada neste espaço no último fim-de-semana de cada mês.

Esta actividade veio mostrar que são necessárias mais iniciativas deste tipo em espaços públicos de maior aglomeração de pessoas com vista a combater os preconceitos de género associadas as tarefas domésticas.

Breves

Acompanha uma breve reportagem em video da Deutsche Welle sobre as actividades do programa "Homens na Cozinha" no youtube da Rede Hopem.

pesquisas

Concorda que as artes contribuem para a igualdade de género?
 

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje23
mod_vvisit_counterOntem34
mod_vvisit_counterEsta semana568
mod_vvisit_counterNa semana passada843
mod_vvisit_counterEste mês2588
mod_vvisit_counterMês passado5461
mod_vvisit_counterTotal de visitas356152

We have: 2 guests online
Your IP: 54.166.82.161
 , 
Today: Mar 24, 2017