Rede HOPEM forma jovens do Distrito Ka Mavota em matéria de Masculinidade, Sexualidade e Direitos Sexuais e Reprodutivos

Por: Severino Ngole

“Farei chegar aos homens que compartilho o mesmo espaço, a importância de respeitar os direitos da mulher, participar na vida cotidiana da mulher, introduzir a negociação na relação e respeitando a orientação sexual de qualquer indivíduo”.

Estas palavras foram proferidas por João Cândido Macuácua Júnior participante na formação em matéria de masculinidade, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos  realizada no Distrito Ka Mavota nos dias 17 a 19 de Março onde participaram 27 jovens do sexo masculino membros e simpatizantes da Associação Juvenil Mondlane o Nosso Orgulho (ORJUMO) e a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) do Distrito Ka Mavota.

 

 

Esta formação visava proporcionar a este grupo de jovens um espaço para reflectirem e identificarem estratégias viáveis sobre o papel do homem e do rapaz nos direitos sexuais e reprodutivos (DSR) e na saúde primária masculina como forma de promover a igualdade de género e a eliminação da violência baseada no género (VBG).

Durante a sessão sobressaíram aspectos relacionados com algumas crenças que ainda persistem nas comunidades como por exemplo, o homem que se envolve sexualmente com uma mulher que praticou aborto pode perder a vida ” e questões relacionados com desejo sexual.

É importante fortalecer a consciencialização dos homens no sentido de terem maior responsabilidade no desafio das masculinidades, porque para além de serem homens, são pessoas, com deveres, obrigações e direitos por gozarem com responsabilidade bem como permitirem incondicionalmente que as mulheres e raparigas gozem também desses direitos livremente.

 

Esta formação enquadra-se na área de direitos sexuais e reprodutivos da Rede HOPEM cujo objectivo é doptar homens e rapazes de conhecimentos sobre os seus direitos sexuais reprodutivos e das suas parceiras assim como a promoção do uso dos serviços de saúde masculino.

Breves

Acompanha uma breve reportagem em video da Deutsche Welle sobre as actividades do programa "Homens na Cozinha" no youtube da Rede Hopem.

pesquisas

Concorda que as artes contribuem para a igualdade de género?
 

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje20
mod_vvisit_counterOntem22
mod_vvisit_counterEsta semana89
mod_vvisit_counterNa semana passada146
mod_vvisit_counterEste mês668
mod_vvisit_counterMês passado2826
mod_vvisit_counterTotal de visitas357058

We have: 10 guests online
Your IP: 107.22.60.105
 , 
Today: Apr 28, 2017