Jovens do distrito KaMavota e Katembe são formados em matéria sobre masculinidade, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos

Por: Severino Ngole

No mês de Dezembro de 2014 a Rede HOPEM realizou duas formações sobre masculinidade, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos (DSR) para 44 jovens provenientes da Organização Juvenil Mondlane o Nosso Orgulho (ORJUMO), Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e da Associação Jovens Raízes da Catembe (AJRC) do Distrito Municipal Kamavota e Katembe.

As duas formações visavam essencialmente aumentar a consciência, conhecimentos e habilidades masculinas sobre as responsabilidades sexuais e reprodutivas conjuntas entre homens e mulheres, com vista ao engajamento de homens e rapazes nas questões de igualdade de género, violência baseada no género, saúde masculina, direitos sexuais e reprodutivos.

Nestas formações foram partilhadas informações sobre a construção social e cultural das masculinidades e como estas influenciam negativamente a igualdade de género, a violência contra a mulher e os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e rapazes, assim como as estratégias para a desconstrução de aspectos negativos relacionados as masculinidade, que conduzem a problemas nos direitos e na saúde sexual e reprodutiva nestas camadas, no sentido de se promover um envolvimento efectivo de homens e rapazes na promoção da igualdade de género.

Como corrobora Ernesto Alcino Massinga, um dos participantes das sessões de formação do Distrito Municipal Katembe ”falar de direitos sexuais e reprodutivos é ter sabedoria sobre os direitos sexuais e reprodutivos para que saibamos ter acompanhamentos necessário”.

De igual forma foram identificados modelos ou referências de intervenções para engajamento de homens e rapazes que rejeitam atitudes e comportamentos negativos das masculinidades e que estabelecem relações mais afectivas e equitativas de género, que promovam a saúde masculina e os direitos sexuais e reprodutivos nestes dois distritos.


A avaliação feita aos formandos mostrou que a sessões foram produtivas e o tema que mais atraiu as atenções, foi o tema sobre a homossexualidade por ser, um assunto pouco abordado nas formações e, quando abordado é feito geralmente, com pouca profundidade. Segundo Edson Elias Hojuane, jovem do Distrito Municipal da Katembe “recomendaria a formação para outros jovens porque transforma a forma de pensar e agir”.

É preciso frisar que a formação no Distrito Municipal da Katembe foi realizada em parceria com o Conselho Distrital da Juventude (CDJ) e a Direcção Distrital da Juventude e Desportos, que apoiaram na mobilização dos participantes.

Breves

Acompanha uma breve reportagem em video da Deutsche Welle sobre as actividades do programa "Homens na Cozinha" no youtube da Rede Hopem.

pesquisas

Concorda que as artes contribuem para a igualdade de género?
 

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje10
mod_vvisit_counterOntem13
mod_vvisit_counterEsta semana32
mod_vvisit_counterNa semana passada100
mod_vvisit_counterEste mês327
mod_vvisit_counterMês passado719
mod_vvisit_counterTotal de visitas357436

We have: 4 guests online
Your IP: 54.146.5.196
 , 
Today: May 30, 2017