Colaboradores


Júlio Langa – Coordenador Nacional


Possui 2 graus de formação em ciências sociais e Antropologia pela Universidade E. Mondlane (UEM) e formações em políticas públicas e social accountability monitoring na Universidade da África e Universidade de Rhodes respectivamente. Possui diversas experiências em pesquisas sociais aplicadas (através do centro de estudos africanos da UEM, Kula, Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades e Centro de Investigação Henry Junod e colaborações com algumas universidades nacionais e estrangeiras. Foi professor assistente de Antropologia, e tem colaborado como assessor na Campanha do Secretário Geral das Nações Unidas pelo fim da violência contra mulheres, Àfrica UNiTE, em Moçambique. Trabalhou como consultor em diversas organizações nacionais e internacionais (HELVETAS, TROCAIRE, UN Women, Engenderhealth, GiZ, Banco Mundial, Friends in Global Health etc). Foi colaborador/activista/formador do Fórum Mulher e Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC). 


 Área técnica

Cremildo Churane –  Gestor de Conhecimento

Licenciado em Administração Pública, bacharel em Ciências Sociais orientação em Ciência Política pela Universidade Eduardo Mondlane, formado em ínglês pelo Instituto de Línguas de Maputo e curso básico de têxteis pela Escola Nacional de Artes Visuais. Foi Editor de conteúdos dos Debates Eleitorais 2009 da Televisão Independente de Moçambique (TIM) financiado pela USAID e foi produtor de Informação da TIM. Fez  trabalhos de consultoria com a FAO, Sasol, SETSAN dentre outras organizações. Possui experiência na área de jornalismo  e consultoria. Foi docente de Pesquisa de Opinião Pública na Escola Superior de Economia e Gestão (ESEG). É membro fundador da Associação Ikweli – Centro de Jornalismo Investigativo, onde ocupa  actualmente um assento no Conselho Fiscal. Para ele não “Existe cultura acima dos direitos humanos”.

 


  Gilberto Macácua - Gestor de Programa  de Violência Baseada no Género (VBG)

Lincenciado em Gestão da Comunicação na Ecole Supérieure de Communication et de Gestion de CAEN – Normandie – França. Possui experiências em Comunicação para o Desenvolvimento e Marketing Social, desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais, HIV/SIDA, Gênero, COV’s outras áreas de Desenvolvimento Social que incluem o trabalho com as Organizações da Sociedade  Civil, estruturas de base comunitária e Governo. Experiência em Gestão de Projectos  (Elaboração, Planificação, Monitoria e Avaliação de projectos), acções de formação e capacitação para parceiros e tem também experiência em trabalhar em equipes  multi-sectoriais. Actualmente é  editor e apresentador do programa de televisão “Homem que é Homem”, colunista do Jornal O Pais e proprietário do Blog: www.gilbertomacuacua.blogspot.com aborda assuntos sobre Género e Violência Contra a Mulher. 

 


  Duarte Patrício Rafael - Oficial de programas de Advocacia


Mestrado em Igualdade de Género, pós-graduado em Intervenção Socioeducativa em Âmbitos Comunitários pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha, Espanha e Licenciado em Ensino de Francês pela UEM. Trabalhou como docente secundário e como colaborador na área de projectos na Associação Cultural de imigrantes da Guiné-Bissau em Sevilha. 

 

 

 

 


  Filipe Daniel Tumbo - Assistente de Programas

 

Nível Médio Geral concluido na secção de letras com biologia, formado em Informática na óptica do utilizador, em secretáriado e administração de escritórios no Centro de Formação Industrial ( CFI ) e participou de várias formações e seminários  com vista ao fortalecimento e e emponderamento da sociédade civil. Membro da Visão Juvenil (VJ) e Associação das Vítimas da Violência Doméstica (AVVD ). Activista  por excelência de direitos humanos.

 

 

 

 


  Área de administracção e Finanças


João Figueiredo – Gestor Financeiro & Administrativo

 Técnico Superior de Gestão de Empresas, pela Universidade São Tomas de Moçambique, Técnico Médio de Contabilidade & Gestão de Empresas, pelo Instituto de Transportes e Comunicações, Técnico Básico de Contabilidade e Administração pela Escola Comercial de Maputo. Possui mais de 15 anos de experiencia em contabilidade e administração, fez vários cursos de curta duração, participou em diversos seminários de capacitação ligados a área da administração, de onde se destaca o Curso Prático de Procurement facilitado pelo APROCUR e KPMG, Técnico Administrativo e Financeiro, facilitado pelo IEG, Gestão de Documentos/Modulo de Biblioteconomia, Time Management, facilitado pelo Columbanus S.A., Inglês nível V, pelo Liceu Polana. Trabalhou em diversas organizações, com destaque para Concor Moçambique, Grant Thornton Mocambique, Aries Consulting, Nova Vida, Millenniun Challenge Account Moçambique. Para ele o único sitio onde o “Sucesso” aparece antes do “trabalho” é no dicionário.

 


  Avelino Nhabete – Assistente Administrativo

 

Possui o curso de Técnico de Contas feito no Instituto Comercial de Maputo. Actualmente está a frenquentar o 1º Ano do Curso de Contabilidade e Auditoria no ISCAM. Foi assistente administrativo da Sabimo, Limitada (fábrica de Sabão e óleo Alimentar) e trabalhou durante 6 anos na área dos Recursos  humanos da Comercial Portuguesa, Lda uma empresa vocacionada ao fabrico de bebidas. Foi docente de Contabilidade Geral e Contabilidade Bancária  no Instituto Médio e Politécnico de Computação e Gestão (IMPCG) no Ano de 2011.

 

 

 


 Yolanda Siquela – Secretária Executiva

Formada em Contabilidade Bancária pelo Instituto de Formação Bancária, possui o 2◦ ano de licenciatura em Direito pela Universidade Católica de Moçambique, formada em inglês pelo Instituto de Línguas de Maputo e possui o curso de informática na óptica do utilizador. Trabalhou na Rede Moçambicana de Organizações na Luta contra o Sida (Monaso) como secretaria administrativa para além de ter recebido várias capacitações sobre HIV e VBG.