Órgãos Sociais

MEMBROS DA ASSEMBLEIA GERAL

 

Custódio Duma - Presidente da Mesa da Assembleai Geral

Advogado e jurista de profissao. Diplomado em Teologia Sistematica, Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Mocambique (UCM), pós-graduado em Direitos Humanos Pontificia Universidade Católica (PUC) de Sao Paulo - Brazil em 2005 e mestrando em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente na Universidade Sao Tomás de Mocambique (USTM) e Activista dos Direitos Humanos, causa pela qual se salientou ao servico da Liga dos Direitos Humanos de 2005 a 2008. Actualmente é quadro da Embaixada da Dinamarca onde serve como Oficial do Programa de Justiça, conselheiro da Direcção do Instituto de Comunicação Social para a África Austral, capítulo nacional (MISA-Mocambique), para além de fazer parte dos órgãos sociais de várias organizações cívicas em Moçambique e na África Austral.

 


 


 

 


Naldo Alcido Arnaldo Duvane - Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral
Licenciado  em economia pela Universidade UEM, trabalha desde 2005 na Unicef, trabalha na area de advocacia ha cinco anos, é activista dos direitos das crianças e coordenador do programa meu futuro é minha escolha na provincia de Gaza. Trabalha desde 2006 com a Unesco num programa de abordagem sociocultural  do Hiv-Sida no distrito do Chibuto e desde 2009 com trabalha com as Naçoes unidas em parceria com o Forum Mulher, como coordenador do projecto Violencia contra Mulher na Provincia de Gaza.

 

 

 


 

Alberto Salomão Cumbi Relator da Mesa da Assembleia Geral
Bacharel em Ciências Sociais e Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras e Ciências da UEM, trabalha na WLSA Moçambique, é membro da Rede HOPEM desde 2009. Fez os cursos de “Iniciativas de Engajamento Masculino em Normas de Género e HIV/SIDA, de formadores em técnicas pedagógicas de facilitação”, em 2011, de Direitos Humanos, HIV/SIDA e Tuberculose em 2011, de Metodologia participativa de facilitação e medição de mudanças e transformação social em 2012. É pesquisador e activista activo das questões de género e dos direitos humanos das mulheres.

 

 

 


CONSELHO DE DIRECÇÃO

 

Diogo Milagre - Presidente do Conselho de Direcção
Mestre em Administração de Negócios pela Universidade de Liverpool (Inglaterra), Mestre em economia de desenvolvimento pela Universidade de Aberdeen (Escócia), licenciado em Direito pela (ISCTEM) e em Psicologia pela (ISP). É defensor acérrimode direitos humanos e igualdade de género, tendo desenvolvido o seu activismo em diferentes frentes, primeiro como membro do Conselho de Direcção do Fórum Mulher por mais de uma década, formador e pesquisador na área de género,desenvolvimento rural, entre outros.

 

 

 

 


 

 

Benilde Nhalevilo - Vice-presidente do Conselho de Direcção
Licenciada em psicologia e pedagogia pela UP em1999, Formaçado em Formadores em Género no KIT Institute – em Amsterdam, Holanda no ano 2000. Trabalhou 8 anos como Oficial de Comunicação, Lobbie e Advocacia no Fórum Mulher, trabalhou na ActionAid Internacional Moçambique e na FDC como coordenadora nacional de género e como Coordenadora da Rede Africana das Mulheres Líderes e Empreendedoras e no MASC na área da publicidade e marketing. Actualmente é Directora Executiva do FORCOM e também Coordenadora da Rede Internacional de Mulheres nas Rádios Comunitárias para a região Este e Austral de África filiada na Associação Mundial das Rádios Comunitárias. É pesquisadora e activista acérrima das questões de género desde 1998, para além de ter trabalhado com várias organizações nacionais e estrangeiras ligadas as Nações unidas.

 

 


José Ivo Correia - Secretário do Conselho de Direcção
Pós-graduado em Linguística e Ensino de Inglês (Universidade de Edimburgo, Escócia), formação em Relações Internacionais pelo ISRI em Maputo, possui Mestrado em Gestão (Universidade de Witwatersrand, África do Sul). docente de Inglês por diversos anos e de Ambiente de Negócios, Gestão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional na Universidade de Newport /Centro de Educação de Executivos de 2000 a 2001, ano em que juntou-se ao Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV e SIDA (ONUSIDA) como Coordenador de Projecto na área de Tradução e Documentação de Boas Práticas (2001-2004) e Oficial de Programas para a Sociedade Civil (2004-2006) e Coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Género e HIV e SIDA (2006-2007). Juntou-se a iniciativa Homens como parceiro e parceiros H do Fórum Mulher em 2007 tendo-se tornado activista e formador desde então. Actualmente é coordenador de um Projecto sobre Direitos das Mulheres e Crianças, Consultor Independente e Presidente da Assembleia Geral da Associação Juvenil para o Desenvolvimento do Voluntariado em Moçambique (AJUDE).

 

 


CONSELHO FISCAL

Calisto Bila - Presidente do Conselho Fiscal

Formado em cidadania, Direitos Humanos e respeito pelo processo eleitoral (Federação Internacional das ligas dos Direitos Humanos), em abordagem de programação baseada em Direitos Humanos (UNICEF e ASDI), em Monitoria e Avaliação do PARPA, PES - Orçamento do Estado, Concepções do quadro lógico e LOLE (MPD e KEPA) e na área de estudos/pesquisas e projectos. Fez trabalhos de pesquisa pela University of Wisconsin-Madison e American University. Conta com mais de 10 anos de Associativismo. Actualmente, representa Moçambique no projecto de cooperação África Europa dos Conselhos Nacionais da Juventude e da CPLP, lidera o Movimento de Solidariedade Juvenil para Boa Governação em Moçambique e tem um assento ao nível da Juventude da SADC e é Presidente da ACOORD.

 

 

 


 

 

 

 

Gaspar Sitefane - Vice Presidente de Conselho Fiscal
Formado em Ciências Sociais - Sociologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil, e mestrando em Economia de Desenvolvimento pela Universidade Eduardo Mondlane. activista em prol dos direitos humanos, pesquisador e consultor com experiência em estudos sociais, governação, desenvolvimento organizacional e social, formador e docente. Actualmente  desempenha as funções de Director Nacional da MONASO - Rede Moçambicana de Organizações contra SIDA.

 

 

 


 

 

Albino Carlos Cariato Mondlane - Relator do Conselho Fiscal
Especializado em ensino de Historia pela UP (Faculdade de Ciências Sociais), Maputo, formação em Género, Saúde e Direitos Humanos em 2011pela Universidade Eduardo Mondlane (Faculdade de Letras e C. Sociais). Docente no Ensino Secundário desde 1999 até 2011, foi Director Pedagógico/Executivo na Escola Secundaria 3 De Maio. Técnico de Projectos e Marketing na Associação Pfunekane e membro parceiro na CA – PAZ. Actualmente é coordenador do Agrupamento Jovem no Projecto Estrada FHI360, é Membro e responsável pelo Projecto Homem Estrela na Associação CA-PAZ e Secretario do Conselho Administrativo na Rede Esperança que trabalha em colaboração com a UNISA e UEM.